sexta-feira, 3 de julho de 2009

Poder esquecido


Nos remotos tempos em que a ditadura foi instaurada no Brasil, os "caras-pintadas" iam às ruas clamando ensandecidamente por mais liberdade e escolha. Nesse âmbito arraizou-se na sociedade a idéia de que a reconquista democrática era não só a condição necessária para restaurar a liberdade civil mas tambem suficiente para o país conquistar com solidez a justiça social e o crescimento econômico.
Hoje, conquistado tal poder, é evidente o despreparo das lideranças políticas, que deixam que a democracia fomente libertinagem ao invés de liberdade. Contudo falham Estado e sociedade. Faltam capacidade governamental e disposição social; sobram aproveitadores e acomodados. A garantia da liberdade individual não pode ser suficiente para a burguesia; faz-se necessária uma mudança de pensamento, em virtude de assegurar o que de melhor foi dado ao povo.
Exemplos diários são dados na mídia de avaliações democráticas. Acerca disso vale destacar a censura existente na China. ou ainda a crescente intervenção estatal dos EUA em sua economia, pondo em risco valores democráticos e neoliberais. Talvez uma reestruturação seja inevitável, a exemplo do que vem ocorrendo na América Latina Populista e em sua democracia de massa.
Superar o formalismo vazio e falacioso da democracia liberal significa reinventá-la considerando as reações das condições concretas de injustiça. Tornar a democracia substantiva é fundamentar e recriar novas relações políticas, econômicas, interpessoais e, acima de tudo centrar o foco na construção e legitimação do Poder Popular, honrando as lutas democráticas feitas no passado; ainda que escândalos políticos não se cansem em tentar manchá-la.

Um comentário:

  1. HJ FUTEBOL MOTIVA MUITO MAIS A JUVENTUDE A FAZER UMA REVOLTA DO QUE OS ESCÂNDALOS DE BRASÍLIA

    ResponderExcluir